Granito x Mármore
- Renata Esperança
- 28 de nov. de 2016
- 1 min de leitura
A diferença das duas pedras naturais vai além do conhecimento popular “o granito tem pintinhas e o mármore tem manchas”, até porque essa não é uma verdade absoluta, já que podem ter variações entre eles.

Alguns detalhes técnicos distinguem o granito do mármore. Além da composição de minerais diferentes, a resistência é um fator importante na escolha das pedras. O granito é mais resistente, o que chamaríamos de uma pedra mais dura, não risca nem mancha com facilidade e absorve pouca água. Já o mármore é mais poroso e menos resistente a risco ou absorção, mancha com facilidade.

O granito suporta melhor o transito de pessoas, intemperes da natureza ou elementos abrasivos. Assim é mais indicado para ambientes internos e externos, bancadas de cozinha e banheiros, soleiras de portas, peitoris de janela, entre outros. Sua manutenção é mais simples e seu preço, geralmente, é mais em conta devido a maior disponibilidade na natureza.

Já o mármore se desgasta com mais facilidade. Não é indicado para locais de alto tráfego ou ambientes externos, pois não tem resistência a intempéries e poluição. Para cozinha também deve ser evitado, já que absorve com facilidade gordura e líquidos. Já para revestir paredes de outros ambientes internos é mais recomendado, visto que é mais leve o que granito. Para manutenção todo cuidado é pouco, se desgasta fácil. O mármore é menos disponível na natureza, por isso seu preço, normalmente, é mais elevado que o granito.
Há hoje no mercado pedras artificias com maior resistência e diferentes tipos e cores, mas é isso é tema para um novo post!
Caso ainda tenha alguma dúvida, deixe nos comentários.
Comments