A importância do projeto arquitetônico
- Renata Esperança
- 21 de nov. de 2016
- 2 min de leitura
A maioria das grandes decisões que tomamos é planejada. Quando crianças, e até mesmo antes de nascer, nossos pais que projetavam a nossa vida. Quando chegou a definição da nossa carreira, o temido vestibular que talvez tenha sido a nossa primeira grande decisão, foi planejada e estudada para ser a melhor escolha. Assim continua sendo muito da nossa vida, e porque ao comprarmos um imóvel, construirmos ou reformar nosso espaço não iremos planejar?
O arquiteto é o profissional melhor indicado para te ajudar no planejamento da sua obra e para o principal produto antes de começá-la: o PROJETO ARQUITETÔNICO. Este profissional pode também te ajudar a adquirir um imóvel, apontando seus benefícios ou suas mazelas.

Muitos sabem o que querem, mas não sabem os meios para chegar lá, o arquiteto é quem deve mostrar as opções. Outros já não sabem o que desejam, por isso a ajuda do técnico é fundamental. Cabe ao cliente expor suas necessidades ao profissional contratado e permitir que ele proponha as soluções mais apropriadas. Claro que uma troca de conhecimento é sempre bem-vinda, mas o conhecimento técnico do arquiteto deve ser levado em consideração sempre.
O profissional de arquitetura estuda durante o curso de graduação no mínimo sete períodos de projeto arquitetônico, mais alguns de história da arquitetura, conforto térmico, conforto acústico, plástica, construção civil, sistemas estruturais, sociologia, entre outras tantas matérias, além de estágios e a prática profissional, para entender a melhor maneira de projetar com mais segurança, ergonomia, praticidade e funcionalidade para seu cliente.
A elaboração do projeto arquitetônico exige conhecimento técnico do profissional e um bom briefing. O projeto deve ter “a cara do cliente”, mas é responsabilidade do profissional alertar para todos os riscos de se alterar um projeto. A execução deve seguir à risca o projeto arquitetônico elaborado, pois foi nesta etapa que se pensou no melhor uso para espaço. Caso seja necessário alterar algo durante a obra, o arquiteto deve ser consultado para evitar danos maiores.
Onde ficará a tomada? Para que lado abre a porta? Quantas lâmpadas serão gastas na sala de jantar? Qual a altura da bancada da cozinha? Quanto vou gastar de revestimento para este banheiro? O painel da cama ficará onde? Perguntas que parecem simples, mas são todas respondidas em projeto e que evitam frustrações durante a execução e decepções com a obra.
Contratar um projeto de arquitetura bem elaborado e uma assistência profissional é fundamental. Pense que o preço do projeto pode ser o mais barato da obra, visto o valor que ele tem. Construir não é nada ruim, mas deve ser bem planejado, digo, projetado.
Comments